terça-feira, 2 de março de 2010

Governador Sérgio Cabral recebe amanhã a prefeita Rosinha Garotinho e os prefeitos que compõem a Ompetro

A Prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), vai está amanhã, dia 3, ás 10h, com representantes da Fecomércio e ás 15h se reúne com o governador Sérgio Cabral, mais os prefeitos que fazem parte da Ompetro. Hoje, Rosinha foi recebeida pelo governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, em Vitória, e mais 17 prefeitos capixabas. Que entraram na campanha “Justiça para quem produz”.
Na reunião desta terça-feira (2), representantes do governo e municípios capixabas disseram que estarão presentes na manifestação em defesa dos royalties, que será realizada na próxima quinta-feira (4), às 16h, na Praça São Salvador, para evitar a redistribuição dos recursos para mais de cinco mil municípios.
O governador do Espírito Santo considerou importante a iniciativa da prefeita em abrir o debate para evitar a redistribuição dos royalties dos municípios e estados produtores com a possível aprovação da emenda do deputado Íbsen Pinheiro. O governador também aprovou a iniciativa da Prefeita Rosinha sobre a proposta de criação de uma faixa de reserva de 40% dos recursos do pré-sal, apresentada pela prefeita ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no ano passado, para aplicação do modelo atual de royalties e participações especiais, sendo os 60% restantes destinados ao modelo proposto pelo governo federal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Produtores de Petróleo

ESTADOS PRODUTORES? PETRÓLEO NÃO SE PRODUZ, SE EXTRAI.

Não existem estados produtores, não se produz petróleo, se extrai, e quem é responsável pela extração é a União, detentora, segundo um tal documento, Constituição Federal, sabem o que é isso?

Segundo a Constituição os recursos naturais são de responsabilidade da União.

Não podemos baixar a cabeça e aceitar a ganância incontrolável de políticos egoístas, que fazem dessa bandeira uma forma de se consolidar eleitoralmente.

Não podemos ter dentro de um mesmo país, alguns gozando do melhor que uma sociedade pode ter, enquanto outros tem de lutar por sua sobrevivência, isso é inaceitável.

Jô Siqueira disse...

Pessoalmente concordo com você. No entanto, acho que este tal documento como classificou a " Cosntituição Federal" deveria valer para todas as riquezas naturais do país. Além da extração de petróleo, deveria valer para a extração de minério, pedras preciosas, etc. Estes estados também deveriam repartir sua parecela com a União e com os demais estados brasileiros, ou seja, com os 5.561 municípios.