segunda-feira, 15 de março de 2010

A semana será marcada por manifestações contra o corte da verba dos royalties

O Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) reunirá representantes das 28 entidades da sociedade civil que o integram – entre elas o Sebrae, a Firjan, a Fecomércio, a Federação da Agricultura e as universidades estaduais, entre outras – para um ato de protesto contra a aprovação da emenda federal que tirou a maior parte dos royalties do petróleo e gás do Estado do Rio de Janeiro. A manifestação será realizada amanhã(16), a partir das 14h30, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes.
Já na quarta-feira, o Governador Sérgio Cabral organzia um grande ato de protesto contra a emenda. A expectativa do governador é levar cerca de 500 mil pessoas para este ato de defesa do Rio de janeiro. Hoje a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho se reuniu com a sociedade civil organizada para traçar como será o movimento. Calcula-se que cerca de 70 ônibus sairão de campos par ao Rio nesta quarta-feira.
Já o Deputado Geraldo Purim, também vai entra rcom outro Mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal contra a aprovação da Emenda do Deputado Íbsen Pinheiro, que foi aprovada no último dai 10. De acordo com o deputado fluminenze, aintenção é anular a votação alegando que a emenda não contém o número mínimo de assinaturas conforme determina o regimento intero da Câmara dos Deputados, ou seja, um quinto. Dos 513 deputados da Câmara, apenas 17 assinaram a emenda que redistribui os royalties entre os estados e municípios do país. O deputado Humberto Souto (PPS-MG) assinou por 15 parlamentares que representava, as outras são de Ibsen e Marcelo Castro (PMDB-PI).

Nenhum comentário: