terça-feira, 23 de março de 2010

Prefeita de São João Bara participa do V Fórum Urbano Mundial

A prefeita Carla Machado apresentou hoje (23) São João da Barra para o mundo no lançamento da Campanha Urbana Mundial: Iniciativa das 100 Cidades, promovida pela UN-Habitat, durante o maior evento de Urbanismo do planeta, o V Fórum Urbano Mundial, que acontece na Zona Portuária do Rio de Janeiro, até o dia 26 de março. O município é uma das 25 cidades pilotos do mundo a participarem da Campanha que é uma ação global organizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat). No Brasil, apenas São João da Barra e São Paulo foram escolhidas.
Um dos principais motivos da escolha do município do Norte Fluminense são os investimentos nos setores portuário e industrial – em andamento e previstos para curto e médio prazos. A expectativa é que São João da Barra irá enfrentar grandes desafios para assegurar o desenvolvimento sustentável, em termos sociais, econômicos, urbanos e ambientais, podendo ser um exemplo para outras cidades do Estado, do Brasil e do mundo que passam por situações semelhantes.
A prefeita ainda relatou os programas de cooperativismo, de saneamento básico – que visa tornar o município 100% saneado –, de acessibilidade, de segurança pública, de inclusão digital e social. A organização do Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5) inscreveu mais de 27,5 mil participantes. Segundo o balanço mais recente do UN-Habitat os inscritos são de 161 países. A quinta edição do Fórum, o maior evento sobre urbanismo no planeta, começou no dia 22 deste mês. Esta é a primeira sessão do Fórum na América Latina e terá como característica principal a participação popular nas propostas que serão discutidas. O evento foi criado em 2001 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que previu a realização a cada dois anos de sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob responsabilidade do UN-Habitat.

Nenhum comentário: