O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, se reúne na tarde de hoje (3) com um grupo de prefeitos do norte fluminense e da Região dos Lagos. O objetivo do encontro é discutir a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) ao projeto do marco regulatório de exploração do petróleo da camada pré-sal, que tramita na Câmara dos Deputados.Mais o presidente da ACIC, Amaro Ribeiro Gomes
A emenda prevê a divisão dos royalties do petróleo do pré-sal entre todos os municípios brasileiros e não apenas entre os produtores. Os prefeitos dos municípios fluminenses alegam que vão perder muito com a mudança na lei, já que o litoral do Rio é responsável pela produção de grande parte do petróleo nacional e tem grandes reservas na camada pré-sal.
Segundo a prefeitura de Macaé, as perdas poderiam chegar a R$ 343 milhões por ano. O município, vizinho de Rio das Ostras, prevê perdas de R$ 230 milhões. Na reunião de hoje, está confirmada a presença de prefeitos de pelo menos oito municípios: Campos, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Búzios e Carapebus.
Parte deles já se encontrou ontem (2), em uma reunião em Macaé, para discutir a mobilização das cidades contra a emenda de Ibsen Pinheiro. A reunião com o governador, no Palácio da Guanabara, é fechada e, amanhã (4) estão previstas manifestações públicas em alguns municípios, como Campos e Macaé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário