sexta-feira, 5 de março de 2010

Aeroporto de Cabo Frio passa a servir de base para embarque da Petrobras

Em função do crescimento da força de trabalho embarcada da Petrobras, aumento da frota de aeronaves e do projeto de Reestruturação do Espaço Aéreo da Bacia de Campos, a companhia passará a atuar no Aeroporto de Cabo Frio ainda neste primeiro semestre de 2010. Com a mudança, os intervalos entre os horários de voos serão maiores, o que trará mais segurança ao transporte aéreo para as unidades marítimas.
Serão quatro aeronaves de médio porte operando em Cabo Frio. Elas levarão a força de trabalho para algumas plataformas da Bacia de Campos, cujos embarques, até então, são realizados pelo Aeroporto de Macaé. Uma equipe da Petrobras estará sediada no terminal de Cabo Frio para dar suporte às operações.
Reestruturação do Espaço Aéreo da Bacia de Campos
Para assegurar a separação entre os helicópteros, por meio de corredores visuais, foi implantada em 2009, a Reestruturação do Espaço Aéreo da Bacia de Campos. A primeira fase do projeto, que é pioneiro no Brasil, já está em vigor e consta da criação dos corredores de tráfego aéreo a partir de Macaé e Farol de São Tomé. Além disso, foram estabelecidos procedimentos e regras específicas para as operações a fim de garantir que os cruzamentos de rotas e as aproximações e partidas das plataformas sejam realizadas de forma totalmente segura.
Na segunda etapa do projeto, prevista para o fim deste ano, será implementado um novo sistema de vigilância na Bacia de Campos, que permitirá ao Órgão de Controle de Tráfego Aéreo o acompanhamento detalhado de todas as aeronaves em voo, circulando por qualquer ponto da Bacia de Campos. Assim, além do incremento da segurança, será ampliada consideravelmente a eficiência operacional.

Nenhum comentário: