quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Matadouro é interditado em Itaperuna

O Serviço de Inspeção Estadual da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento interditou, na manhã de hoje, a fazenda Toiama, em Itaperuna, no Noroeste fluminense. No local funcionava um abatedouro clandestino de bovinos, cuja carne era comercializada em açougues do município vizinho, São José de Ubá.
A operação flagrou o abate após receber denúncia de que essa pratica ilegal era realizada na fazenda. Diariamente eram abatidos cerca de 30 animais. A carne apreendida foi inutilizada e o proprietário será indiciado pelo Ministério Público.
Na avaliação do Chefe do Serviço de Inspeção Estadual, Plínio Leite Neto, o resultado dessa ação é consquência da parceria realizada entre a Secretaria Estadual de Agricultura, Ministério Público e Prefeituras, para exterminar a prática do abate clandestino no território fluminense.
Além de prejudicial à saúde da população, o abate clandestino é prejudicial à “saúde econômica” do Estado. Hoje, existem 12 matadouros frigoríficos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Estadual no Estado do Rio de Janeiro. O Coordenador de Inspeção Sanitária da Secretaria, Plínio Leite Neto, explica que a comercialização de carne proveniente de abate clandestino é um problema que ocorre em todo o país.

Nenhum comentário: