sábado, 14 de fevereiro de 2009

Curso de Jornalismo pode sofrer alterações na grade curricular

O Ministério da Educação (MEC) criou uma comissão que vai rever e modificar as diretrizes curriculares que orientam os curso de graduação em jornalismo. A comissão foi designada por uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. O ministro Fernando Haddad chegou a comentar a possibilidade de criar cursos de especialização em jornalismo para que formados em outras áreas também possam exercer a profissão.
A comissão de especialistas vai funcionar durante 180 dias e terá a primeira reunião no dia 19. Ela foi constituída pela Sesu (Secretaria de Educação Superior).
Para a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, as diretrizes em vigor abrangem toda a área de comunicação social e são pouco específicas para a formação em jornalismo.
As diretrizes curriculares orientam as instituições de educação superior no processo de formulação do projeto pedagógico de seus cursos de graduação. As diretrizes do curso de jornalismo foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2001. A comissão será presidida pelo professor José Marques de Melo fundador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário: