quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sindicato dos Bancários de Campos estará sediando neste sábado, dia 17, a 12ª Conferência Interestadual do Ramo Financeiro

O Sindicato dos Bancários de Campos, estará recebendo, amanhã, dia 17, das 9h às 17h, aqui na sede da instituição, cerca de 600 delegados distribuídos pelos 13 municípios que compõem a base do sindicato para a 12 ª Conferência Interestadual do Ramo Financeiro. De acordo com o líder dos bancários, Rafanele Alves Pereira,durante o encontro será elaborada a minuta mínima de reivindicação dos Bancários (as).É importante que os bancários participem desse encontro regional e que traga suas reivindicações (PLR Maior, Mais Segurança Nas Agências, Auxílio Educação, Mais Saúde, Mais Emprego e Aumento Real). Este momento é ímpar para o SBTRAF Campos e Região.
A luta por melhores remuneração, por mais emprego, saúde do trabalhador, segurança bancária, PLR maior e auxílio educação, são alguns dos itens da pauta de reivindicação da Campanha Nacional do Ramo Financeiro, de 2010/2011. Oo presidente do Sindicato dos Bancários em Campos dos Goytacazes, Rafanele Alves Pereira, lembra que a campanha começou no mês de maio, com o Congresso Nacional dos Funcionários dos Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, que contou com a presença de dois militantes da região, Éder Reis, do BB e Clauder Ferreira Costa, da CEF.
A expectativa do líder sindical é de que até no dia 10 de agosto seja entregue à Federação Nacional dos Bancos – Fenaban - a minuta mínima da categoria, dando início assim, a primeira rodada de negociação com os banqueiros. Rafanele Alves Pereira, tem consciência que a luta este ano será muito difícil, levando em consideração que é um ano eleitoral. Mas, destaca que os líderes sindicais estão firmes neste propósitos da campanha salarial, já que as instituições financeiras lideram “ranking” das marcas mais caras do país e, apresentam altos lucros. Responsáveis diretos pelo excelente resultados, bancários(as) tem de ser mais valorizados pelas empresas. Apesar desse resultado os banqueiros não tem demonstrado respeito pelos trabalhadores(as), que a cada dia estão adoecendo, porque precisam cumprir metas incabíveis para manter os seus empregos e garantir o sustento de suas famílias.
Preocupado com este quadro de bancários(as) doentes, no último dia 11 de maio, o Sindicato em parceria com o Programa de Saúde do Trabalho, realizou um levantamento das condições de trabalho nas agências. O resultado foi assustador, o que levou a diretoria do Sindicato a se reunir com a Gerente de Perícia do Programa de Saúde do Trabalho para buscar meios que tranquilizem os trabalhadores.
Rafanele destaca que durante o encontro em Campos, será definido as prioridades da campanha salarial da categoria, que tem data-base em 1º de setembro. O levantamento incluem itens como remuneração e verbas salariais (considerando inflação projetada de 5,04%); cláusulas sociais; saúde, condições de trabalho e segurança; emprego; e formas de mobilização. "Os bancários não irão abrir mão de aumento real de salários pelo sétimo ano consecutivo e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) maior. Visto que os cinco maiores bancos do país somaram juntos R$ 9,5 bilhões de lucro no primeiro trimestre e divulgaram que irão ampliar ainda mais a oferta de crédito. O cenário tem de ser positivo também para os trabalhadores", afirmou a presidente da entidade .A minuta deste encontro regional, será levado para a 12 Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 23 a 25 deste mês.

Nenhum comentário: