sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Lei Seca no Rio de Janeiro registra uma queda de 23,3% do número de acidentes

A cidade do Rio de Janeiro teve, em agosto deste ano, menos 346 vítimas de acidentes de trânsito do que no mesmo período de 2008. A queda de 23,3% aconteceu depois do início da Operação Lei Seca, lançada em 19 de março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo. O objetivo da ação é salvar vidas, combatendo a mistura de álcool e direção. Hoje, que está coemçando o feriadão da Independência, vamos dirigir com mais cautela e respeitar as lei do trânsito e desta forma salvar mais vida.
Em agosto de 2008, foram contabilizadas 1.488 vítimas de acidentes e, no mesmo mês em 2009, o número caiu para 1.142, de acordo com dados do Grupo de Socorro de Emergência (GSE), do Corpo de Bombeiros. Para subsecretário de Estado de Governo e coordenador da Operação Lei Seca, Carlos Alberto Lopes, a ação está conseguindo alcançar o seu objetivo principal.
Do início da Operação Lei Seca, em 19 de março, até 03 de setembro, 60.437 motoristas foram abordados em blitzes, 12.461 deles receberam multas e 4.047 veículos foram rebocados. No mesmo período, 5.533 carteiras de habilitação foram recolhidas e os agentes realizaram 56.329 testes com etilômetro. Foram aplicadas 1.156 sanções administrativas e 382 criminais.
Lançada com o objetivo de reduzir o número de acidentes e de vítimas de trânsito, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. Os motoristas são abordados em blitzes nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de bebida alcoólica no sangue. Em paralelo, cadeirantes vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da secretaria de Estado de Governo fazem panfletagem em bares, boates e restaurantes sobre o perigo de misturar direção e álcool.

Nenhum comentário: