terça-feira, 22 de setembro de 2009

Campos adere à Campanha Nacional Um dia sem carro

Campos dos Goytacazes vai aderir hoje a Campanha Nacional de Um dia Sem Carros. O objetivo e conscientizar a população a reduzir a emissão de gases produzidos pelos veículos, que representam cerca de 40% da emissão das partículas poluentes do ar. Campos, já tem um ponto positivo em relação a muitas cidades no país, é uma das cidades que mais usam bicicletas como meio de transporte para o trabalho.
A Secretaria de Meio Ambiente, vai aderir a campanha e vai distribuir sementes de árvores para os motoristas que passaram pelas imediações do Jardim do Liceu, a secretaria distribuiu panfletos informativos sobre o movimento mundial "Na cidade sem meu carro".
Histórico - O movimento foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus, chegando inclusive a outros continentes. No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. A poluição já é responsável por 8% das mortes por câncer de pulmão na cidade de São Paulo e, cada 100 crianças internadas com pneumonia na rede hospitalar, 15% são vítimas da má qualidade do ar na cidade. Os dados foram apresentados ontem pelo patologista Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição Atmosférica, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, num debate organizado pelo Movimento Nossa São Paulo para discutir o uso excessivo de automóveis na cidade.

Nenhum comentário: