quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Prefeitura de Campos inicia na próxima obras de dragagem do Canal das Flechas

A Prefeitura de Campos assina na próxima segunda-feira (13) a ordem de serviço para a dragagem do Canal das Flechas, dando início às obras do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, entre os municípios de Campos e Quissamã. A solenidade acontece na abertura da Feira Rio Oil & Gas Expo and Conference, no Riocentro, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, os prefeitos de Campos, Nelson Nahim e de Quissamã, Armando Carneiro, assinam o termo de compromisso com as empresas STF Brasil Offshore, Clog Campos Logística Offshore e Alupar Investimentos S.A para a viabilização do complexo, no estande montado em parceria pelos dois municípios na feira, que será realizada até 19 de setembro.
No consórcio intermunicipal do complexo, Campos fica responsável pela licitação das obras de dragagem e do sistema de by-pass, para transpasse de sedimentos no Canal das Flechas, com Quissamã conduzindo o projeto de recuperação dos moles de proteção da entrada da barra, que está em fase de licitação. Campos concluiu a licitação da dragagem, saindo vencedor o Consórcio Terra e Mar, no valor total de R$ 133,360 milhões, em que 70% serão arcados por Campos, e 30% por Quissamã.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Eraldo Bacelar enfatiza o potencial do complexo logístico e industrial, citando que “é prevista para o início do projeto a geração de 2 mil empregos diretos, sendo que até a sua consolidação devem ser empregados cerca de 15 mil trabalhadores diretamente”. O secretário ainda complementa: “A área de Farol-Barra do Furado é a mais próxima dos principais campos de exploração de petróleo e iremos na feira Rio Oil & Gas expor o potencial dos dois municípios, nossas características econômicas”.
Durante a feira Oi & Gás, será criada a Sociedade de Propósito Específico (PSE), anunciada pelos prefeitos Nelson Nahim e Armando Carneiro em encontro realizado em Campos, no dia 21 de agosto. O objetivo da criação da SPE é o de organizar uma estrutura ativa para o gerenciamento do empreendimento pelos dois municípios.

Nenhum comentário: