quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Apreendendo brincando no Espaço das Ciências


Completando um mês de implantação, o projeto “Espaço da Ciência em Movimento” comemora a marca do atendimento a mais de mil alunos da rede municipal de ensino, sem contar as escolas estaduais e as visitantes de outros municípios como Bom Jesus do Itabapoana, São Fidélis e Rio das Ostras. Izabel Gregório, coordenadora do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, que fica no Balneário de Atafona, explica que o projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, é um sucesso e a proposta é ampliar ainda mais e investir em parcerias para a aquisição de novos equipamentos científicos lúdicos que darão um suporte a mais no processo ensino-aprendizagem.
A agenda das atividades do Espaço será retomada a partir do dia 10, já que até essa data, as escolas municipais estarão participando do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência, 7 de setembro. Agora a Secretaria disponibiliza um ônibus que atende às escolas que se agendam para participar da atividade.— Vamos atender às 32 escolas do município. Já atendemos a 18 e até o fim do ano vamos cumprir essa meta. Os alunos chegam ao espaço com a visão de passeio, de diversão, mas vão descobrindo, de brincadeira, na prática, o que aprendem na teoria em sala de aula, pois fazem contato com equipamentos de física, matemática e biologia, como os aquários com os espécimes da região — ressalta a coordenadora, lembrando que a bicicleta que gera energia é um dos “brinquedos” que as crianças mais gostam. “O quintal também desperta muito interesse dos grupos. Temos tartaruga, jabuti e até uma capivara que são admirados pelos alunos”, diz.
O artesanato ecológico é outro ponto forte do Espaço da Ciência. As artesãs Sumérica Levane e Izaldeia Rios são responsáveis pelas oficinas onde ensinam a criar, por exemplo, mobílias e flores com garrafas peti. As oficinas são agendadas e atendem a 15 alunos. O projeto “Espaço da Ciência em Movimento” acontece de terça a sexta, das 9h às 16h, e as escolas interessadas podem agendar as visitas pelo telefone: 99031176.
BARCA DA CIÊNCIA – O projeto Barca da Ciência também é outra atividade do Espaço que vem atraindo um número cada vez maior de participantes. Na sexta-feira, dia 03, quem participa é a Escola Educandário Santa Cecília. No sábado, o passeio que começa às 9h com saída do Cais do Imperador, no Centro, é voltado a turistas. No domingo quem participa é a comunidade. E na segunda-feira os alunos do Centro Educacional Santa Bárbara participam do passeio onde vão aprender na prática o que vêm estudando em sala de aula: o patrimônio histórico do município.

Um comentário:

cláudia oliveira disse...

Olá,

Fiquei surpresa e feliz em acessar o blog hj e ver essa matéria. A escola que aparece nas fotos que ilustram a matéria é E. M. José Alves Barreto, de Mato Escuro 5º distrito e que eu sou a diretora .
Jô, venha conhecer a escola e o lugar, é super agradavel( tô pensando em morar lá....)
Beijos nossos.