quinta-feira, 20 de maio de 2010

Assistentes Sociais se reúnem no auditório da CDL

Foi aberto hoje pela manhã , no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o VI Encontro de Assistentes Sociais, organizado pelo Serviço Social da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos. Servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada estão reunidos em torno do tema “A luta dos assistentes sociais em defesa dos direitos e contra as desigualdades sociais”.
O evento começou com a execução do Hino Nacional em libras, com alunos da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe). Os alunos da unidade são orientados pela professora e assistente social, Maryane Siqueira Rangel, que destacou a importância de estar divulgando o trabalho da associação e o coral dos meninos e meninas, apresentando a linguagem dos sinais. “As pessoas têm que conhecer essa linguagem para que os surdos sejam tratados como pessoas normais”, disse.
O sociólogo José Luiz Vianna abriu o ciclo de palestra, abordando a “Configuração atual da questão social em Campos”. Ele apresentou pesquisa sobre a origem da pobreza, a desigualdade em Campos e a complexidade que envolve a superação dessas desigualdades, a partir de políticas sociais.
Já a assistente social do Setor de Nutrição da Secretaria de Saúde, Fátima Melo, prestou uma homenagem a professora Conceição Muniz, uma das fundadoras da Escola de Serviço Social em Campos. “É uma mulher negra que muito contribuiu para a formação dos profissionais do Serviço Social”, lembrou.
Segundo a assistente social do Hospital Henrique Roxo, Elza Apelfeler, a profissão tem que ser vista com importância, pois trabalha a questão social, familiar e com as necessidades do paciente. “Fazemos um trabalho informativo, garantindo aos portadores de necessidades especiais os direitos e deveres que eles têm”, acrescentou.

Nenhum comentário: