quarta-feira, 12 de maio de 2010

ANP anuncia novo poço de petróleo em área do Pré-Sal

A Agência Nacional do Petróleo e a Petrobrás anunciaram hoje a descoberta de mais um poço de petróleo no Pré-sal. O poço Franco que fica na Bacia de Santos, foi perfurado em conjunto pelas duas instituições e tem volume de óleo recuperável estimado em cerca 4,5 bilhões de barris, segundo a agência reguladora, que foi responsável pela perfuração do 2-ANP-1-RJS.
Entre todos os poços da Petrobras, o volume recuperável de Franco só é menor que o de Tupi, que beira a casa dos 6 bilhões de barris de óleo em média.
Dessa forma, a ANP conseguiu com essa perfuração obter quase todo o volume previsto para a operação de cessão onerosa de reservas da União para a Petrobras, que é de um volume recuperável de até 5 bilhões de barris de óleo. A cessão onerosa também servirá para o aporte da União no processo de capitalização da estatal, segundo os projetos de lei enviados pelo governo ao Congresso.
A Agência informou em nota que, para calcular o fator de recuperação foram adotados os mesmos padrões de cálculo adotados para o prospecto de Tupi, operado pela Petrobras no bloco BM-S-11, também na Bacia de Santos.
O poço fica numa área com cerca de 400 quilômetros quadrados e detectou uma coluna com 272 metros de espessura efetiva com petróleo. A perfuração está sendo feita a 195 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d´água de 2.189 metros e comprovou a descoberta de óleo leve com cerca 30 graus API, a 41 quilômetros a nordeste do prospecto de Iara, também no BM-S-11.

Nenhum comentário: