quarta-feira, 4 de março de 2009

Roseana Sarney deve assumir o governo do Maranhão

A senadora Roseana Sarney (PMDB) deve assumir nas próximas horas o governo do Maranhão. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na madrugada de hoje (4), por maioria de votos, cassar o mandato do governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) e de seu vice Luís Carlos Porto (PPS), pela prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2006.
Rosanea poderá ficar no cargo até que sejam esgotadas as possibilidades de recurso no TSE.Lago e Porto foram acusados pela coligação Maranhão: a Força do Povo ( PFL, PTB, PV e PMDB), da candidata Roseana, de terem sido favorecidos por um esquema que cooptava e corrompia lideranças políticas, articulado pelo ex-governador José Reinaldo (PSB), para eleger o seu sucessor.
A retomada do julgamento foi marcada inicialmente por sustentações orais proferidas por ex-ministros do STF e do TSE, que advogaram para as partes. Pela acusação, usou a tribuna da qual se manteve afastado por 30 anos o ex-ministro Sepúlveda Pertence. Pela defesa, o ex-ministro Francisco Rezek.

Nenhum comentário: