sábado, 28 de março de 2009

Ato público nesta terça-feira para exigir o diploma de Jornalista

Estudantes, profissionais de todas as categorias e a sociedade em geral estão convidados para participar de uma grande manifestação de apoio à obrigatoriedade do diploma de jornalista. A exigência do diploma para o exercício da profissão, em vigor há 40 anos, encontra-se ameaçada: o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará no dia 1º de abril o recurso que questiona a regulamentação da profissão. A manifestação será realizada nesta terça-feira, dia 31, em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, e começa ao meio-dia.

Estudantes e profissionais estão sendo orientados pelo Sindicato a usarem uma blusa preta neste dia, em sinal luto. A manifestação vai esclarecer a população sobre a importância do diploma específico de Jornalismo e tentar sensibilizar os ministros do Supremo a votarem contra o recurso. A população apóia a luta dos jornalistas. No final do ano passado, pesquisa do Instituto Sensus revelou que 74,3% dos brasileiros são a favor de que jornalista tem que ser diplomado em Jornalismo para exercer a profissão.
Panfleto da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), que já está sendo distribuído em todo o país, alerta para o fato de que a sociedade, depois de enfrentar a ditadura durante 21 anos, pode estar diante de um novo golpe. “Desta vez, direcionando contra o seu direito de receber informação qualificada, apurada por profissionais capacitados para exercer o Jornalismo, com formação teórica, prática e ética.”

Nenhum comentário: