terça-feira, 31 de março de 2009

Passeata em defesa ao diploma de jornalista

Jornalistas, estudantes de comunicação, professores e sindicalistas realizaram, no início da tarde desta terça-feira, um ato público pela manutenção da necessidade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. A concentração aconteceu na Cinelândia, no Centro do Rio, em frente à Câmara dos Vereadores. A questão deverá ser julgada amanhã pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, Suzana Blass, afirmou que a formação universitária ajuda a qualificar o profissional da comunicação, gerando reflexos positivos para toda a sociedade.
Para o vice-diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), João Batista de Abreu, a questão-chave é saber a quem interessa o fim da exigência do diploma para exercer a profissão. Interessa principalmente aos donos dos meios de comunicação e também a um grupo de pessoas que querem usar o jornalismo como trampolim, com exibição na mídia, para terem algum ganho político depois

2 comentários:

Anônimo disse...

caro jó tem como acompanhar o processo que beto entrou no 130 zona eleitoral?tem como ve no site do TJ RJ?

Anônimo disse...

JORNALISTA tem que ter DIPLOMA para o exercício da profissão, sim.Imagine, colega, um profissional com a responsabilidade de lidar com a transmissão do fato em sua íntegra( pelo menos deveria ser assim), não ter noção de ética, de valores, isso sem falar no conhecimento básico que deve ter, além do português indispensável a operalização do aspecto redacional?
Queremos das autoridades o mínimo de competência para analisar a questão.