quarta-feira, 18 de agosto de 2010

UFRJ está em as 500 melhores unidades de ensino superior do mundo

Boa notícia para a educação superior do Rio. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) é a única representante do Estado na lista das 500 melhores instituições de ensino superior do mundo. A lista, realizada pela Universidade de Comunicação de Xangai, traz ainda outras cinco universidades brasileiras: Universidade de São Paulo (USP, entre as 150 melhores do mundo), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, entre as 300 melhores do mundo), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG que, junto com a UFRJ, aparece entre as 400 melhores) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, entre as 500 melhores).
Fundada em 1920, a UFRJ é a maior universidade federal do país, conhecida também como Universidade do Brasil. Com um importante histórico de luta contra a ditadura, a instituição também possui cursos de renome em todo o país, principalmente o de Medicina. Na ultima semana, a UFRJ aprovou o ingresso de alunos através do sistema de cotas, além de notas obtidas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na lista divulgada pelo site francës Les Echos, o primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares são ocupados por Harvard e Stanford, Berkeley e MIT, respectivamente, todos nos Estados Unidos, que praticamente ocupam as primeiras dez posições do raking, com excessão aadsbritäncias Cambridge, em quinto, e Oxford, em décimo. Os dois países se revezam até o vigésimo lugar, quando a Universidade de Tóquio surge na classificação.

Nenhum comentário: