As melhorias necessárias e os projetos para a BR-101, sobretudo nos arredores do município de Rio Bonito, foram temas de uma reunião, nesta terça-feira (3/8), entre membros da Secretaria Estadual de Transportes, da ANTT, da prefeitura do município e da concessionária Autopista Fluminense. O encontro foi um desdobramento do workshop ocorrido em julho Agenda positiva para o desenvolvimento das rodovias federais e estaduais concessionadas no Estado do Rio, cujo objetivo foi avaliar melhorias físicas e operacionais das rodovias sob responsabilidade de concessionárias.
Segundo o Subsecretário Delmo Pinho, presente na reunião, a Secretaria de Transportes tem atuado como mediadora dos interesses das partes, de concessionárias, prefeituras, governos e agências reguladoras.
- Com a instalação do Porto do Açu, em Campos, o número de caminhões que trafegam na BR-101, que já é expressivo, deve dobrar. E por conta do desenvolvimento do estado e desta região em especial, soluções para garantir uma circulação segura e eficiente nesta rodovia precisam ser viabilizadas o mais breve possível. Fazer papel de mediador é função da Secretaria – afirmou Delmo Pinho.
Durante o encontro, o prefeito de Rio Bonito, José Luiz Antunes, levou os membros da Secretaria Estadual de Transportes, da ANTT e da concessionária Autopista Fluminense a alguns pontos da rodovia que são considerados críticos pela administração municipal. Os trevos de Rio D’Ouro, do Green Valley e do Basílio foram visitados. O Governo do Estado e a prefeitura de Rio Bonito firmaram uma parceria para a pavimentação de uma via localizada ao lado da BR-101, próximo ao Trevo do Basílio, e que vai permitir o escoamento do tráfego urbano. Nos arredores do trevo de Rio D’Ouro, o objetivo é modificar a travessia da estrada para acabar com a passagem de nível.
- Elaboramos um relatório entregue à ANTT em que apontamos os pontos críticos encontrados. Nosso objetivo é trabalhar junto aos governos federal e estadual e também com a Autopista Fluminense, para beneficiar a população. Uma das principais reivindicações é quanto aos acessos a Rio Bonito, que dificultam sobretudo, a circulação de veículos pesados.
O Superintendente da ANTT, Mario Mondolfo, frisou que o objetivo do órgão é atender reivindicações e procurar soluções.
- O que está no contrato de concessão será cumprido. Para o que não estiver, mas for de interesse da população, vamos buscar soluções, como parcerias com Estado e municípios para chegarmos a um denominador comum que beneficie o usuário da BR-101.
O diretor-superintendente da Autopista Fluminense, Alberto Galo, ressaltou que, em menos de dois anos de concessão, muitas melhorias, como de sinalização, podem ser observadas na via. Segundo ele, a duplicação da BR foi antecipada e já teve início em alguns trechos.
- Encontros como este, quando temos a chance de estar com representantes do município, do Estado e do Governo Federal só trazem benefícios, tanto para a população quanto para a própria concessionária. Assim, podemos tomar conhecimento dos anseios das outras partes. Ainda para este ano, duas passarelas serão construídas e justamente atenderão o morador de Rio Bonito. Em 2011, serão mais 5 passarelas em toda a extensão da rodovia – afirmou o diretor-superintendente da Autopista Fluminense.
De acordo com Alberto da Gallo, o principal objetivo da Autopista Fluminense é garantir a circulação segura aos usuários da BR-101. Segundo Galo, 75% das mortes na via são provocadas por dois fatores: colisão frontal e atropelamento. A concessionária já adota medidas para reduzir este número. Ainda de acordo com o diretor-superintendente da Autopista Fluminense, a concessionária pretende concluir, em cerca de 5 anos, aproximadamente 80% das obras previstas em contrato. O investimento previsto é superior a 2 bilhões de reais. Mais de 170 km da BR-101 serão duplicados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário