terça-feira, 26 de maio de 2009

Glaucoma é uma doença silenciosa que vem crecendo no país

No Brasil, 635 mil pessoas não sabem que possuem glaucoma e 985 mil tiveram a doença diagnosticada, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (COB). O glaucoma é responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo. Até 2010, 8,4 milhões de pessoas perderão a visão. Os dados foram repassados hoje, Dia Nacional de Prevenção do Glaucoma.
O glaucoma é uma doença ocular causada pelo aumento da pressão interna do olho que provoca lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo levar à cegueira. Há três tipos de glaucoma, o congênito, apresentado por recém nascidos; o secundário, que ocorre após cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes (inflamações na úvea), diabetes, traumas ou uso de corticóides e o crônico, que costuma atingir pessoas acima de 35 anos de idade.
O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. O tratamento da doença é feito com colírios que baixam a pressão intra-ocular, ou com medicamentos. O glaucoma está na lista das doenças do Ministério da Saúde como uma das patologias relacionadas no Programa de Combate às Principais Causas de Cegueira no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as cirurgias para conter a evolução da doença.

Nenhum comentário: