terça-feira, 5 de maio de 2009

TSE cancelou 551.456 títulos de eleitores em todo o país

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou 551.456 títulos de eleitores em todo o País que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. O número corresponde a 0,43% dos 128.808.358 eleitores em todo o Brasil. De acordo com o TSE, o Estado com maior perda de títulos em números absolutos foi São Paulo, com 145.494. Proporcionalmente, o Pará foi o Estado com maior número de cancelamentos, com 1,02% dos documentos cancelados.
Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte foi o Estado com menor número de cancelamentos, 0,24% dos eleitores perderam o título.Entre as sanções impostas pela Justiça, quem tem o título eleitoral cancelado não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, nem receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo poder público, e também é impedido de realizar matricula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.
Os eleitores com o documento cancelado ainda não podem obter empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outras sanções.

Um comentário:

Jô Siqueira disse...

Não sei se a mensagem é mesmo para mim. Mas como mãe agradeço desde já. Não sei quem é, mas se conheço, poderia se identificar, não é vergonha.