segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PSDB de Serra já negocia apoio do PV de Marina; Lula comandará campanha de Dilma no 2º turno

De olho nos 19,5 milhões de votos dados à presidenciável do PV, Marina Silva, que levou a eleição para o segundo turno , o PSDB já trabalha para ter o apoio da candidata verde para a próxima etapa. Marina mandou recados para a direção de seu partido, próxima do PSDB e inclinada a manifestar apoio imediato a José Serra, de que decidirá a partir das propostas de governo e propôs uma plenária no partido.
A votação expressiva de Marina e os números de Dilma Rousseff, abaixo do que apontavam as pesquisas, foram recebidos com surpresa tanto no Palácio do Planalto como no PSDB. Nos dois lados, duas certezas: será necessário fazer ajustes significativos nas campanhas. Marina tirou votos de Dilma, e a ordem tanto no PSDB quanto no PT agora é tentar atrair esse eleitorado. Segundo pesquisas, Serra seria beneficiado por 50% dos votos de Marina; Dilma herdaria 30%. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a eleição presidencial do primeiro turno, votos brancos somaram 3,13%, e nulos, 5,51%. O percentual de abstenção foi de 18,12%. O PT sabe que ainda há muita mágoa com Dilma e o partido desde a época em que as duas foram ministras, e que isso pode favorecer Serra. Portanto, uma postura de neutralidade de Marina já seria uma vitória. Com o crescimento de Marina no primeiro turno, houve uma preocupação da campanha petista de não atacar diretamente a candidata do PV. Agora, a ordem é usar o PT do Acre liderado pelo senador eleito e ex-governador Jorge Viana para tentar fazer uma reaproximação com os setores do PV mais ligados a Marina.
Para alavancar a candidatura de Dilma, Lula mergulhará ainda mais na campanha da candidata do PT e deve assumir pessoalmente o comando no segundo turno. A avaliação reservada é que Dilma cresceu de forma significativa em agosto depois que houve a forte exploração da imagem de Lula ao lado dela nos programas eleitorais gratuitos. No primeiro turno, Lula dividiu esforços com várias campanhas estaduais e também com agenda de governo. Tanto, que será cancelada toda a possibilidade de agenda internacional no mês de outubro que seria confirmada pelo Itamaraty caso Dilma fosse eleita no primeiro turno. Fontes: O Globo

Um comentário:

Herval Guimarães disse...

Como contraponto Veja..

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-grande-mentira-do-petismo-ou-peca-desculpas-jose-eduardo-cardozo/


http://coturnonoturno.blogspot.com/

Sds

Herval Guimarães