terça-feira, 19 de outubro de 2010

Exploração do Pré-Sal na área de Tupi deve começar antes da eleição

A exploração comercial do petróleo existente na camada do pré-sal na área de Tupi, na Bacia de Santos, deve começar entre os dias 27 e 29 de outubro - pouco antes, portanto, do segundo turno das eleições para presidente da República, que será no dia 31. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, durante inauguração das obras de ampliação da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP). A previsão anterior era que a entrada em operação de Tupi - área na qual, estima-se, estejam as maiores reservas do pré-sal - iria ocorrer até o fim do ano.
Segundo Gabrielli, a produção em Tupi já havia começado de forma experimental em maio de 2009, com cerca de 14 mil barris de óleo por dia. Com o início da exploração comercial, a estimativa é extrair até cerca de cem mil barris por dia.
- Iniciaremos, pela primeira vez, a produção comercial do piloto de Tupi, que terá a capacidade de produção de até cem mil barris por dia. É claro que isso não será obtido logo no início, mas é a capacidade - disse Gabrielli.

Nenhum comentário: