sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Será lançada amanhã a 11ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

A 11ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele será lançada amanhã (5) pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além dos tradicionais atendimentos oferecidos à população em postos distribuídos pelo país, a mobilização desde ano vai contar, pela primeira vez, com um caminhão volante que percorrerá cerca de 10 mil quilômetros do litoral brasileiro. Até 7 de fevereiro, serão visitadas as seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Camboriú, Vitória, Vila Velha, Maceió, Aracaju, Recife, Natal, João Pessoa e Salvador.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia espera atender 53 mil pacientes, superando a marca de 43.800 consultas realizadas no ano passado. Se isso ocorrer, a entidade vai buscar a certificação da iniciativa pelo Guinness World Records como maior campanha médica do mundo realizada em um único dia. O objetivo da campanha é informar a população sobre os riscos da exposição solar e as maneiras de se prevenir, que incluem uso do protetor solar e de bonés e chapéus.
De acordo com a SBD, do total de pessoas examinadas na edição anterior da campanha, 65,4% afirmaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer de pele, que é o mais incidente na população brasileira, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado nos estádios iniciais. Pintas que coçam, não são simétricas, têm bordas irregulares, variação de cor, diâmetro maior que seis milímetros e são espessas devem ter acompanhamento médico imediato. Para consultar os endereços dos postos de atendimento que funcionarão amanhã (5) das 8h às 16h, a SBD disponibilizou o seguinte telefone gratuito: 0800-701-3187.

Nenhum comentário: