terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Anuário Finanças dos Municípios Fluminenses será lançado no próximo dia 17,revela que municípios da Bacia de Campos tiveram aumento

Graças ao crescimento da arrecadação com os royalties do petróleo, os municípios localizados na Bacia de Campos tiveram em 2008 um aumento médio de receita maior dos que os municípios localizados em outras regiões do Rio de Janeiro. Enquanto nas demais cidades do interior do estado o aumento médio de receita foi de 17,3%, entre as cidades da Bacia de Campos foi registrado um aumento médio de 25,2%.
Após queda em 2007, causada pela retração da produção de petróleo e gás, os royalties distribuídos aos municípios fluminenses deram um salto de 39,5% em 2008. Esses recursos permitiram que coubesse a São João da Barra o maior aumento relativo de receita (109,4%) entre todos os municípios com até 100 mil habitantes do RJ. Os royalties também foram fundamentais para o aumento das receitas em Campos dos Goytacazes (29,5%), Macaé (23%), Carapebus (19,1%) e Quissamã (14,7%).
Estes e outros dados sobre a região fazem parte do Anuário Finanças dos Municípios Fluminenses 2009, elaborado pela Aequus Consultoria em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. O lançamento do Anuário acontecerá às 15h30 do dia 17 de dezembro, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e deverá contar com a presença do governador Sérgio Cabral, de prefeitos e secretários de Estado.

O Anuário Finanças dos Municípios Fluminenses 2009 segue as mesmas diretrizes das edições Finanças dos Municípios Paulistas, Finanças dos Municípios Capixabas e Multi Cidades - Finanças dos Municípios do Brasil, todos elaborados pela Aequus Consultoria. Há 15 anos no mercado, essas publicações tornaram-se uma das principais fontes de consulta para pesquisadores, prefeitos, secretários e administradores públicos em geral.
Para o diretor da Aequus, Alberto Borges, o Anuário Finanças dos Municípios Fluminenses 2009 cumpre uma importante função: “Divulgar as receitas e as despesas de cada município, além de fornecer uma análise sobre o comportamento desses itens. Ao permitir que cada município visualize a evolução histórica de suas finanças, tenha acesso a indicadores e rankings e se compare a outras cidades, o Anuário contribui para o aprimoramento das gestões fiscais municipais”, diz.
“O Anuário é uma ferramenta fundamental para quem pensa gestão pública. Não existe outra publicação ou site que reúna todas as informações sobre os municípios do Rio de Janeiro de forma organizada e comparativa”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno.

Nenhum comentário: