terça-feira, 23 de novembro de 2010

Unaids avalia que, pela primeira vez, mundo tem “boas novas” sobre combate ao HIV

Brasília – Ao comentar os dados divulgados hoje (23) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o coordenador do órgão no Brasil, Pedro Chequer, afirmou que, pela primeira vez, o mundo recebe “boas novas” sobre o combate à epidemia da doença.De acordo com o relatório, as novas infecções por HIV em todo o mundo caíram 20% nos últimos dez anos. Em 2009, foram registrados 2,6 milhões de novos casos, contra 3,1 milhões em 1999. As mortes de pessoas com o vírus em todo o mundo caíram de 2,1 milhões, em 2004, para 1,8 milhão no ano passado.
Para Chequer, a redução de novas infecções é ainda mais positiva por incluir países da África Subsaariana, região mais atingida pela aids em todo o mundo. Já a redução de óbitos, segundo ele, deve-se às terapias antirretrovirais.
O coordenador do Unaids acredita que, até 2015, será possível alcançar a meta de acesso universal ao tratamento. Ele alertou, entretanto, que é preciso mobilizar a sociedade para aportar recursos que facilitem o diagnóstico e o acesso aos medicamentos. “Há comemoração, mas temos pendências, como o número de pessoas que precisam de tratamento”, disse. Ao todo, 10 milhões de infectados no mundo estão sem acesso aos antirretrovirais. O uso permanente do medicamento reduz em até 92% a transmissão do HIV. Fontes:Radiobras

Nenhum comentário: