quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Quissama realiza neste sábado feira de Animais Geneticos

Aberta a todos os produtores de leite do Rio de Janeiro interessados em melhorar a qualidade de seus rebanhos, a próxima Feira de Animais Rio Genética acontece neste sábado (28), no parque de exposições de Quissamã, no Norte fluminense.Promovido pela secretaria estadual de Agricultura em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro – ACERJ, a partir das 9 horas, o evento vai disponibilizar 300 animais Girolando (novilhas prenhes e vacas de primeira cria recém paridas) e tourinhos da raça Gir.
Além da qualidade do gado, outro destaque da feira é a linha de financiamento do Programa Rio Genética, com recursos do Tesouro Estadual, que permite ao produtor rural adquirir animais, com juros de 2% ao ano e cinco para pagamento. Na avaliação do secretário da pasta, Christino Áureo, o financiamento é um incentivo para que o pequeno produtor tenha acesso à genética de alto nível.
A visitação aos animais que serão comercializados poderá ser feita a partir das 9 horas. Às 11 horas, começam a ser recebidas as propostas dos interessados em cada lote. As vendas serão oficializadas, a partir das 14 horas, com a abertura dos envelopes para aqueles que apresentarem as maiores ofertas. Em caso de empate, será aberto um novo processo de compra entre aqueles que ofereceram o mesmo valor. A maior oferta verbal apresentada será a vencedora.
Cada comprador poderá adquirir no máximo, 20 animais, respeitando o teto do valor de financiamento do programa, de R$ 50 mil por produtor. Aqueles que pretendem se candidatar ao financiamento é imprescindível o cadastramento nos escritórios da Emater-Rio em seu município.Todas as fêmeas participantes da feira são registradas na Associação Brasileira de Criadores de Gado Girolando, e os tourinhos na Associação dos Criadores de Gir.
A série de Feiras de Animais Rio Genética de 2009 será encerrada no dia 5 de dezembro na fazenda da Emater-Rio, em Italva, na Região Noroeste. O evento será destinado, exclusivamente, a produtores familiares. Para adquirir os animais os produtores devem atender as exigências do Programa Nacional de Agricultura Familiar.

Nenhum comentário: