terça-feira, 3 de novembro de 2009

IFF abre amanhã o II Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego

O Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense) realiza o II Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego a partir de amanhã, dia 04, até o próximo dia 6, nos campi Cabo Frio, Macaé e Campos-Centro.O evento, que é aberto ao público, tem como objetivo discutir e aprofundar a reflexão sobre as principais questões ambientais regionais, além de oportunizar a troca de experiência entre instituições, poder público, órgãos de fiscalização e movimentos sociais.
A abertura está marcada para amanhã, às 15h, no campus Cabo Frio. Na quinta-feira é a vez de Macaé receber o Fórum a partir das 8h, na sexta, Campos fecha o evento com programação das 8h às 21h30. O Fórum vai contar com mesas redondas, debates e apresentações de trabalhos.
Entre os temas das mesas redondas e debates estão: “Empreendimentos em fase de licenciamento no interior de Unidades de Conservação”; “Educação e Gestão para o Desenvolvimento Socioambiental”; “Desafios da Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Brasil”; “Observatório Internacional dos Municípios do CONLESTE”.
Já entre os trabalhos a serem apresentados por alunos do Mestrado do IF Fluminense estão: “Ampliação do Porto do Forno na Reserva Extrativista Marinha em Arraial do Cabo”; “Regularização Fundiária em Unidades de Conservação: O Caso do Parque Estadual do Desengano”; “Produção de mudas de espécies nativas na região Norte Fluminense”; “Estudo de ocupação espontânea na lagoa do Vigário no município de Campos dos Goytacazes RJ, propostas mitigadoras e amparo legal”, entre outros.
“O Fórum Ambiental Alberto Ribeiro Lamego é uma iniciativa da equipe de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense e dos Participantes do Projeto Sala Verde, que consiste num espaço aberto a toda comunidade para promover um debate democrático de idéias”, destaca o professor do IFF e coordenador do Sala Verde, Ricardo Terra.

Nenhum comentário: