segunda-feira, 7 de junho de 2010

Policia Rodoviária Federal registrou aumento de acidentes nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a meia noite de domingo a Operação Corpus Christi 2010. Nos cinco de dias de operação foram registrados 161 acidentes, com 67 pessoas feridas e 9 mortes. A BR-101, no trecho Norte, foi a região mais violenta. Somente entre Itaboraí e Campos foram registrados 32 acidentes, com 26 feridos e seis mortes.
A saída para o feriadão, ainda na quarta-feira, chegou a apresentar alguns problemas com excesso de veículos no final da tarde, mas a situação melhorou e não houve congestionamentos. Durante a operação foram fiscalizados cerca de 7 mil veículos. A PRF registrou pouco mais de 4 mil infrações de trânsito.
Na comparação com a operação do ano passado, quando ocorreram 180 acidentes, onde 75 pessoas ficaram feridas e 7 morreram, houve redução de 11% nos acidentes; 11% menos feridos e alta de 28% nas mortes.
Novamente o excesso de velocidade surpreendeu. Mesmo com tempo chuvoso na maior parte do feriado, a PRF flagrou cerca de 2.500 motoristas trafegando com velocidade acima do permitido ou, mais de 50% do total de infrações.
Com a proximidade do 2º aniversário da “Lei Seca”, a PRF tem realizado campanhas de conscientização, mas há uma resistência dos motoristas em aderir às orientações. Foram 3 mil testes com os etilômetros. No total, 11 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados, e cinco acabaram presos, por apresentar concentração superior a 0,29 mg/l; número um pouco acima do registrado na operação em 2009, quando 10 motoristas foram reprovados nos testes e 3 acabaram presos.

Nenhum comentário: