quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pescadores de Macaé terão mais segurança em alto mar

Maior segurança para os pescadores macaenses, cujas embarcações muitas vezes ficam de dez a 15 dias em alto mar, é uma preocupação da prefeitura de Macaé. São cerca de dois mil pescadores na cidade. Segundo o subsecretário da subsecretaria de Pesca, José Carlos Bento da Silva, até o final do ano o ineficiente sistema de PX da Base de Rádio Costeira de Macaé deverá ser substituído pela faixa VHF, que proporciona mais proteção e firmeza para os tripulantes, uma vez que é a faixa utilizada pela Marinha e pelos navios offshore.
“Isso também evitaria conflitos entre as atividades econômicas da pesca e do setor offshore”, afirma ele, acrescentando que o sistema VHF também agilizará e dará melhores condições para a efetuação de resgates em alto mar. “E isso só será conseguido com a efetivação de parceria com a Marinha”, explica ele.
José Bento ressalta ainda que é necessário cooperação entre os municípios da região -São João da Barra, Campos, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana e Macaé -, para que cada uma dessas cidades entre com sua contribuição, a fim de ajudar os barcos de pesca à deriva dos outros municípios.
- A profissão de pescador é muito antiga e importante e requer atenção e respeito por parte das autoridades. A prefeitura de Macaé executa o serviço de reboque para os pescadores em nossa área marítima, via participação ativa de dois barcos com tal fim, comenta o subsecretário. Ele ainda retrata o fato de que houve cerca de 180 reboques de embarcações à deriva, no ano passado.
Estação de Rádio
Informação aos pescadores em alto-mar sobre as condições do tempo, a respeito da intensidade dos ventos e sobre seus familiares em terra. Essas são as principais atividades da Estação de Rádio Costeira Ponciano Meirelles, administrada pela subsecretaria de Pesca.
A Estação conta com cinco rádio operadores, e também presta apoio aos pescadores por meio de oferecimento de serviços de resgate. Parentes dos pescadores recebem notícias pela estação de como estão seus familiares no trabalho. A base funciona durante 24 horas por dia e seus rádio operadores atuam em regime de escala.
Em caso de as embarcações necessitarem de gelo e óleo, um barco é devidamente acionado para levar o material aos pescadores, que fazem a solicitação.
- A base de rádio é muito importante porque proporciona segurança ao pescador, que passa a saber da viabilidade verdadeira sobre suas condições de trabalho, pois até a respeito do nível do mar nossa equipe informa a eles, já que o alcance de nossas transmissões chega a 50 milhas – informa o subsecretário.
Um caso real
Trabalhando como rádio operador na estação há três anos, Jucinei Custódio da Hora disse que no dia oito de abril de 2009, ouviu um chamado de socorro de uma embarcação cujos pescadores pediam ajuda ao barco Costa Rica 2, que havia afundado.
- Imediatamente acionei um barco de apoio para realizar o resgate do Costa Rica 2 – comenta orgulhoso Jucinei.
Ele acrescenta ainda que diariamente há embarcados pedindo notícias de seus familiares em terra. As orientações passadas aos pescadores são baseadas no portal Clima Tempo.
- Nos casos em que informamos a eles que o tempo vai ficar cada vez pior, os pescadores se dirigem com suas embarcações para perto do arquipélago de Sant’Anna, onde têm segurança e maior tranqüilidade para se esconder das tormentas do tempo, aponta o rádio operador.

Nenhum comentário: