segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Macaé reforça o combate ao mosquito aedes aegypti

A prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde, realiza nesta terça e quarta-feira, uma grande mobilização de combate a dengue. Serão mais de 100 profissionais e voluntários que irão atuar na prevenção e na eliminação dos criadouros do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A força tarefa será direcionada ao bairro Lagomar, um dos mais populosos da cidade com 102 quarteirões e mais de oito mil imóveis entre residências, comércios e terrenos baldios.
Durante estes dois dias, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses e do Programa Saúde da Família e os voluntários farão orientações, distribuição de folderes, medicamento homeopático e capas para caixas d´água, além de visitas domiciliares para identificação e eliminação dos criadouros. O trabalho será estendido para os bairros Engenho da Praia e São José do Barreto.
Entre os dias primeiro e 19 deste mês, foram registradas 13 notificações de dengue, sendo cinco confirmadas. Dentre os cinco casos, quatro foram de dengue hemorrágica que resultou em duas mortes e um de dengue clássico, frisou lembrando nos dois últimos anos registramos apenas um óbito por dengue no município.
Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.

Nenhum comentário: