quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Governador Sérgio Cabral vai se reunir com o Presidente da República Luiz Inácio Lula para discutir o pré sal neste domingo

Os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, vão a Brasília no domingo para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio Alvorada, sobre o projeto do governo federal de criar um novo marco regulatório para a exploração do petróleo e gás da camada do pré-sal. Na oportunidade, os dois governadores pedirão ao presidente o adiamento da data de lançamento do projeto, prevista para a próxima segunda-feira, e que, em seguida, promova um amplo debate com os interessados no assunto.
A notícia foi comentada por Cabral, hoje, após a inauguração de unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Complexo do Alemão. O governador garantiu que volta domingo mesmo ao Rio, pois não pretende participar do lançamento do projeto na segunda-feira.
– Não tenho condições de comparecer a um evento sem conhecer o projeto. Domingo vai ser a primeira conversa com o presidente e tenho certeza de que vai ser muito positiva. A condução do pré-sal estava sendo feita na contramão do presidente, de como age o presidente. Ele certamente vai nos ouvir. O presidente é um homem de diálogo. Não vou pedir nada, até porque não conheço o projeto. Vou querer entender primeiro o que é e vou levar as minhas ponderações, porque isso é um perigo muito grande para o marco regulatório brasileiro – afirmou o governador.
Cabral argumenta que, por ser importante fonte de receita para estados e municípios, a construção de qualquer novo marco regulatório não pode ser feita sem que os participantes do processo sejam ouvidos.
– São os estados que se beneficiam de receitas, os especialistas e as empresas públicas e privadas. Montar um novo marco regulatório para uma novidade que apareceu no Brasil, uma riqueza debaixo do solo, necessista que debrucemos sobre isso com muita tranquilidade, como é o estilo do presidente Lula. Esta construção foi feita a quatro paredes. Ele se surpreendeu de eu não estar sabendo – contou Cabral.

Nenhum comentário: