sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016

Depois de três tentativas fracassadas, o Brasil finalmente ganhou a disputa pela sede dos Jogos Olímpicos. Agora, o governo brasileiro pode se preparar para colocar a mão no bolso. O projeto brasileiro é estimado em R$ 25,9 bilhões, cifra sem precedentes na história do esporte nacional.Após a eliminação de Chicago, o Rio de Janeiro recebeu 46 votos, contra 29de Madri e 20 de Tóquio. Caso mais dois membros do COI tivessem optado pelos brasileiros, a votação teria terminado ali. No último turno, a candidata brasileira recebeu 66 votos, contra 32 de Madri.
O curioso, porém, é que, no primeiro turno, o Brasil não venceu. A melhor da etapa foi Madri, com 28 votos. O Rio recebeu 26, Tóquio, 22, e Chicago ficou fora com 18.
Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles também fez coro. "Nós temos a 10ª maior economia do mundo e o Banco Mundial prevê que seremos a quinta até 2016. Já somos o quinto maior mercado publicitário do mundo e ainda estamos crescendo. E graças ao descobrimento do maior campo petroleiro do mundo, temos também grande reserva de petróleo. Nossa força econômica traz a certeza que podemos ter os jogos olímpicos".
Com a vitória, o Rio se torna a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada. Além disso, faz o Brasil repetir os feitos de México, Alemanha e Estados Unidos, que organizaram, com diferença de dois anos, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Nenhum comentário: