sexta-feira, 25 de julho de 2008

Limpeza no Rio Paraíba do Sul

Manutenção e recuperação dos mananciais do município. Este é o objetivo das ações que serão realizadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente,amanhã (26), às 8h30, na sede da Associação dos Pescadores do Parque Prazeres. O objetivo é alertar a sociedade, em todos os seus segmentos e esferas, sobre os problemas que vem enfrentando o município com a poluição de rios e mananciais.
Dentre os casos considerados mais alarmantes pela secretaria, estão o despejo de lixo industrial sem tratamento no rio Paraíba do Sul, e a eliminação de esgoto doméstico direto, colocação de animais mortos, entre outros.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Carlos Ronald Macabu Arêas, a falta de cuidados com os recursos hídricos do município podem acarretar, no futuro, em problemas no fornecimento de água à população. “A secretaria de Meio Ambiente está fazendo sua parte, mas a sociedade como um todo deve estar comprometida e envolvida com a preservação de nossos rios e mananciais”, disse o secretário.
Campos possuí um vasto leque de recursos hídricos, num total de 22 lagoas, sendo Lagoa Feia a maior do Estado do Rio. Além disso, são três rios estaduais ― Paraíba, Muriaé e Itabapoana. “O evento, neste primeiro momento, tem seu foco no rio Paraíba do Sul, mas nossa intenção é cobrir toda área de Campos”, esclareceu Carlos Ronald.
Dentre os órgãos participantes estarão a Serla, Ibama, Feema, Defesa Civil, secretaria Municipal de Educação, Projeto Cara Nova, Batalhão da Polícia Florestal, Associação de Pescadores, Associação dos Produtores Rurais, Pescadores Esportivos, secretaria municipal de Agricultura e secretaria municipal de Limpeza Pública.

Nenhum comentário: