quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma de jornalista é derrubado pelo Supremo Tribunal

O Supremo Tribunal Federal (STJ)acabou com a obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, afirmou hoje (18) que será preciso “muita criatividade” por parte dos sindicatos e associações para lidar com a situação. “A causa vale para todos por ter repercussão geral. Fica difícil buscar uma alternativa por conta da premissa de liberdade de expressão, que está prevista na Constituição. Já que para os Ministros exercer a profissão de jornalista não é preciso de diploma eles deveriam fazer o caminho inverso agora e exigir dos politicos brasielrios pelo menos um curso superior. Já que temos muitos politicos analfabetos pelo nsoso país. isto é uma vergonha.
Para o ministro, quem assistiu às aulas terá “vantagem” do ponto de vista do mercado sobre os demais candidatos a uma vaga de jornalista. “Não há exclusividade, mas ele tem habilitação”.Ele lembrou que o mercado já se utilizava de profissionais sem diploma e que atuavam como jornalistas. Segundo o ministro, o fim da obrigatoriedade do certificado imposto pelo STF “pacifica” a situação.Apesar de admitir que a AGU, desde a gestão anterior, atuou no sentido da defesa do diploma, Toffoli lembrou que cabe ao órgão defender a constitucionalidade das leis e que, a partir de agora, a atividade é livre de fiscalização – uma vez que qualquer pessoa, mesmo com ensino médio, pode atuar como jornalista. O Brasil dá 10 passos à frente e 11 para trás.

2 comentários:

Julião disse...

Governo de analfabeto é assim mesmo. Pra quê diploma ??? Se para ser presidente não precisa de diploma, por que haveria de precisar para ser jornalista ? Acho que devia escancarar geral. Médicos sem diploma, dentistas sem diploma, engenheiros sem diploma, etc.

Anônimo disse...

Ao tirar o diploma dos jornalistas , que façam isso com as demais profissões e só assim esse Brasil se projetará como um País de vanguarda, destemido e covarde. O STF com essa, se enterra de vez.