quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vacinação contra a paralisia infantil é anteciapda em Campos

Os papais e mamães de crianças com idade entre 0 e 5 anos vão poder antecipar a vacinação contra a paralisia infantil no município de Campos. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológia, ligada a Superintendência de Saúde Coletiva, está antecipando a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio, que acontece em todo o Brasil no dia 20 de junho. O objetivo é ampliar o período de vacinação para que a cobertura seja superior a 100%.
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, o município de Campos tem cerca de 34 mil crianças entre 0 e 5 anos de idade que devem ser vacinadas. “Esse número é referente ao censo do IBGE de 2008, mas sabemos que esse número aumenta diariamente, por isso o número de crianças vacinadas sempre é maior. Estamos trabalhando para superarmos em mais de 100 % a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que preconiza uma cobertura de pelo menos 80%.
Charbell lembrou ainda, que desde 1989 a paralisia infantil foi erradicada do Brasil, mas que a doença ainda existe em 21 países do mundo, por isso a necessidade da vacinação. “Embora o Brasil não registre casos de paralisia há mais de 20 anos, países como o Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria ainda têm números elevados dessa doença, e a campanha em massa no Brasil é exatamente para impedir a reintrodução do vírus no país”, destacou o diretor de epidemiologia, acrescentando que a paralisia é uma doença de enorme gravidade.
Onde vacinar - A vacina estará disponível à população em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e no Setor de Epidemiologia, na Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os pais devem levar junto com a criança o cartão de vacinação. “A vacina contra a paralisia não dói, são apenas duas gotinhas na boca e as únicas contra-indicações são: não estar com febre ou ter alguma imunodeficiência grave, como as crianças com HIV positivo. Mesmo as crianças que apresentarem diarréia podem ser vacinadas”, explica Charbell.
Dia D – Segundo o Superintendente de Saúde Coletiva, César Ronald, no dia 20 de Junho, dia da abertura oficial da campanha, a Secretaria de Saúde montou uma programação especial, que irá acontecer no Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRTCA), na Rua Barão de Miracema,328, Próximo a Avenida Pelinca. “Vamos ter banda de música, animação infantil, etc. Dia de Campanha de vacinação é um dia de muita alegria, pois estamos protegendo nossa população contra doenças graves. É importante lembrar que mesmo os pais que já fizeram em seus filhos as doses preconizadas pelo Ministério da Saúde, que são realizadas no segundo, quarto, sexto e décimo quinto mês de idade, devem levar seus filhos para tomar mais esse reforço”, informou César Ronald.
A segunda etapa da campanha nacional está marcada para o dia 22 de Agosto.

Nenhum comentário: