terça-feira, 2 de junho de 2009

Armação de Búzios será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter cadastramento biométrico nas eleições

Os eleitores de Armação dos Búzios serão os primeiros no Estado do Rio a fazer o cadastramento biométrico. Isso significa que os eleitores passarão a ser identificados por meio de fotografia e impressão digital, além do título de eleitor. Os eleitores que não fizerem o cadastramento dentro do prazo terão os títulos de eleitor cancelados, não podendo votar em eleições, tirar passaporte, prestar concurso público ou conseguir empréstimo em bancos oficiais, entre outras sanções.
Após o período de cadastramento em Búzios, o TRE-RJ pretende fazer o mesmo processo em outros três municípios fluminenses, ainda a serem anunciados. Segundo o desembargador Motta Moraes, o sistema de identificação biométrica aumenta ainda mais a já comprovada segurança da urna eletrônica.
- Com essa forma de identificar o eleitor, acabamos com a possibilidade de, por engano, um cidadão assinar a folha de votação do espaço de outro, por exemplo - diz o desembargador.
Com as Urnas Biométricas, o eleitor apre¬senta o título ao mesário e se dirige à urna ele¬trônica, que é liberada à votação pelo reconhecimento biométrico da impressão digital. Caso ocorra algum problema técnico ou persista qual¬quer dúvida quanto à identidade do eleitor, o mesário pode conferir a foto na folha de votação. Nas eleições municipais de 2008, a urna com leitor biométrico foi tes¬tada com sucesso por 43 mil eleitores em três municípios, Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado do Oeste (RO).
Para fazer o cadastramento, os eleitores devem levar o título antigo, um documento de identidade com foto, comprovante recente de residência no município e, caso possuam, CPF. Nos dias 8 e 9 de junho será feita uma simulação da coleta de fotos e impressões digitais, com a presença em Búzios, no dia 9, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Alberto Motta Moraes.
Entre os dias 15 de junho e 14 de julho, todos os 20.124 eleitores de Búzios deverão comparecer ao local de cadastramento, na Estrada da Usina, esquina da Rua Dois, em frente ao Fórum de Búzios. Cidadãos que quiserem tirar o título pela primeira vez ou transferir o domicílio eleitoral para Búzios também devem comparecer ao posto de recadastramento.

Nenhum comentário: