terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Mais rigor na hora de tirar a Habilitação

Quem se matricular em uma auto-escola a partir de 1º de janeiro de 2009 vai pagar mais caro pela hora/aula, de acordo com as novas regras para carros, motos e condutores, determinadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Entre outras medidas, aumentou-se o número de horas de aulas teóricas e práticas que o aluno deve frequentar. Atualmente, exige-se 30 horas de aula teórica e 15 horas de aula prática para se obter a carteira de habilitação. Segundo a resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os futuros motoristas terão que passar por 45 horas de aula teórica e 20 horas de direção.
Para que as novas regras determinadas pelo Denatran consigam melhorar as condições do trânsito, outras medidas também devem ser adotadas. Esta é a opinião de Fernando Pedroza, coordenador do Programa de Redução de Acidentes no Trânsito, do Ministério dos Transportes. Pedroza sugere que seja criada, pelo Contran, uma espécie de provão para avaliar a qualidade do ensino das auto-escolas.
– O aumento de horas deve ser acompanhado por por um conteúdo programático de qualidade, mais profundo. Esse tipo de educação é subestimado, até por herança do passado, quando as auto-escolas eram praticamente escritórios de despachantes – compara.
Há outros projetos em trâmite na Câmara dos Deputados relacionados ao trânsito, conta Pedroza. Um deles, determina que os motoristas também passem por aulas práticas de direção em estradas e à noite.

Nenhum comentário: