quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Exército vai ocupar as ruas de Campos por conta ds eleições

Homens do 56º Batalhão de Infantaria do Exército estão na rua a partir de hoje, para ajudar na segurança da campanha eleitoral de Campso dos Goytacazes. Pelo visto, a medida é de prevenção. Já no Rio de Janeiro- as ações de reforço da segurança nas eleições, denominadas de Operação Guanabara, começaram hoje, com um efetivo mínimo de 3.500 homens das Forças Armadas. Eles vão atuar em 27 comunidades da Grande Rio e no município de Campos, no norte do estado.
O contingente é formado por militares do Exército e da Marinha e contará com apoio do 4o Batalhão de Infantaria, sediado em Juiz de Fora (MG). O comando geral da operação é do general de divisão Rui Monarca da Silveira. Cada comunidade será ocupada por, no mínimo, 500 soldados.
O pedido de tropas foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e autorizado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de garantir a realização de campanhas políticas em comunidades dominadas por milícias ou pelo tráfico de drogas.
Serão utilizados helicópteros do Exército e da Marinha e o uso de blindados não é descartado. De acordo com Novaes, se houver violência por parte de criminosos, os militares poderão responder, “com meios proporcionais”.

Nenhum comentário: