sexta-feira, 31 de julho de 2009

INEA apreende em Guaxindiba 40 aves silvestres

Durante uma mega operação de fiscalização, que durou toda a semana, inclusive com ações noturnas, agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, e da administração da reserva ecológica de Guaxindiba apreenderam 600 toros de madeira nativa, extraída ilegalmente das imediações da unidade de conservação, 40 aves silvestres, armas e munições diversas, além de armadilhas de caça.
Os infratores foram conduzidos à 147ª Delegacia de Polícia, em São Francisco do Itabapoana, onde foram registradas as ocorrências, lavradas quatro autuações e aplicadas as devidas penalidades. A operação, que teve início na segunda-feira e da qual participaram 10 agentes, em cinco viaturas, foi deflagrada devido ao acúmulo de denúncias sobre diferentes tipos de crimes ambientais na área da reserva ecológica e no seu entorno.
Segundo o administrador da Unidade, Ricardo Ganem, entre os crimes mais graves constatados pelos agentes ambientais, consta o desmatamento de cerca de três hectares de Mata Atlântica, em uma propriedade nas imediações da reserva ecológica.
A madeireira foi embargada e todos os equipamentos e máquinas apreendidos. O proprietário está sujeito a uma multa no valor de R$ 1,5 mil por hectare desmatado.Em outros pontos da área de conservação ambiental, os agentes também encontraram um rancho de caça, onde apreenderam três espingardas, cinco trabucos, diversos tipos de munições, espoletas, pólvora, além de 10 armadilhas e apetrechos para captura de animais silvestres. As aves recapturadas foram conduzidas ao centro de triagem do Ibama, em Seropédica.

Nenhum comentário: