sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Pacientes da fila do transplante de fígado serão convocados

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil entrará convocados até o próximo dia 5, os pacientes que estão na fila para transplante de fígado para marcar a data da realização dos exames de sangue. Os 1.077 pacientes atendidos no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) e no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão) serão chamados a comparecer a uma das nove Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPAs-24h) para a coleta, cujo resultado vai determinar efetivamente a posição de cada um no cadastro.
A previsão é de que até o próximo dia 15, a Secretaria de Saúde tenha o resultado dos exames e, no dia 18, a lista atualizada de espera por um transplante de fígado estará disponível, dando mais transparência e credibilidade ao sistema.
Todos os pacientes que esperam por um fígado no Estado do Rio de Janeiro serão convocados para realizar os exames, que determinarão o índice de cada um na escala Meld, utilizada para medir a gravidade dos casos e a urgência dos transplantes. Quem não fizer os exames permanecerá na lista de espera como semi-ativo, como prevê a legislação – isto é, será mantido na relação, mas não terá seus dados atualizados.

Nenhum comentário: