sexta-feira, 3 de julho de 2009

Secretário de Ciências e Teconologia estará em Campos na segunda-feira

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso estará em Campos nessa segunda-feira, dia 6 de julho para a aula inaugural do CVT de Cerâmica, situado na Avenida Alberto Lamego, número 712, no bairro do Horto. O evento será às 18 horas. O espaço foi inaugurado no dia 6 de abril, com investimento de implantação de R$ 2.200.000,00, considerando obras, equipamentos, mobiliário e material de consumo, foi projetado para atender cerca de 1300 alunos/ano e desenvolvido em uma área aproximada de 1106 m2, sendo que destes, cerca de 331 m2 são de laboratórios e oficinas.
O número estimado de empresas na indústria cerâmica da região é de 144 empresas de pequeno a grande porte, entre cerâmicas e olarias, com produção média de 70 milhões de peças por mês (SEBRAE, 2007). A atividade é de extrema importância para o mercado local e emprega aproximadamente 5000 trabalhadores em mão-de-obra direta, além de 7500 em indireta, na produção de produtos de cerâmica. Além disso, funciona como um colchão amortecedor do desemprego na entressafra da indústria sucroalcooleira, alocando vários trabalhadores desempregados. (SEBRAE, 2007).
A expectativa é que, atendidas as demandas existentes por mão-de-obra qualificada para este segmento, este município aumente sua participação no mercado nacional, fazendo do nosso Estado líder absoluto na produção de cerâmica vermelha no país. Ressalta-se que o município de Três Rios tem apresentado um grande desenvolvimento neste setor nos últimos anos.

Nenhum comentário: