sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Petrobras assina protocolo de cooperação tecnológica com a UENF

Petrobras, Uenf e Unicamp assinaram na última terça, 09/02, protocolo de intenções para cooperação tecnológica nos estudos do pré-sal. A cooperação, que agrega ainda a Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), envolve a criação de um Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos, cujo objetivo principal é gerar conhecimentos que proporcionem a exploração comercial do petróleo armazenado nas rochas carbonáticas, localizadas na camada pré-sal. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) também também vão participar do esforço.
O protocolo de intenções foi assinado na sala do Conselho Universitário da Unicamp, em Campinas (SP). A Uenf foi representada pelo vice-reitor Antônio Abel Gonzalez Carrasquilla. Na mesma data, o reitor Almy Junior estava reunido com o governador Sérgio Cabral, no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro - num encontro cuja pauta incluía a ampliação da Uenf em Macaé (RJ) e a importância da participação da Petrobras no processo.
- É uma honra para a Uenf participar de uma cooperação envolvendo uma empresa como a Petrobras e universidades deste nível - disse o vice-reitor Abel Carrasquilla, lembrando que a Uenf foi pioneira no Brasil na oferta de graduação em Engenharia do Petróleo.
A partir da assinatura do protocolo de intenções, as universidades e a Petrobras deverão formalizar contratos e convênios para a realização de pesquisas relacionadas à exploração do petróleo da camada pré-sal. Caberá a cada Universidade coordenar areas específicas. A Uenf responderá pela Avaliação das Formações. A Unicamp vai coordenar as áreas de Engenharia de Reservatórios, Geoengenharia, Geofísica e Didática de Ensino em Geociências. A Unesp coordenará os Estudos Geocientíficos de Sistemas Sedimentares Carbonáticos. Já a UFF vai tratar dos Estudos do Recente aplicados ao Pré-Sal, enquanto a UFRJ ficará com a Avaliação das Formações por Perfis de Poços e Estudos do Recente aplicados ao Pré-Sal.

Um comentário:

Jô Siqueira disse...

Obrigada

Para entender as pessoas, precisamos antes de tudo procurar nos entender.